Corinthians / Títulos / Copa dos Campeões de 1986
Após o fracasso da chamada "Seleção de Papel", o Corinthians procurou novamente investir em jogadores da base e fazer contratações mais pontuais. O time não conquistaria nenhum título expressivo naquele ano, mas teria boas campanhas: caiu nas semifinais do Paulista, e nas quartas do Brasileiro.
O início da temporada foi bastante promissor: no “Torneio de Verão” disputado em Santos, o Corinthians levantou o troféu com duas vitórias, uma sobre o Grasshopers, da Suíça, e outra sobre o Santos, num triangular que valeu mais um troféu na galeria de títulos corinthianos. .
Outro troféu simbólico disputado – e conquistado – pelo Timão foi a Copa dos Campeões. Era, de fato, um simples amistoso. Mas era a oportunidade de o Corinthians obter entrosamento e adquirir confiança para a temporada. Para isso, nada melhor que enfrentar o maior campeão da história da Libertadores (o Independiente conquistara seu sétimo título um ano antes) na casa do adversário. .

Jogando no estádio “Mundialista”, em Mar del plata, para um público pagante de 12.430 pessoas, o Corinthians fez um jogo bastante truncado, evitando correr riscos no ataque. No entanto, ainda os 29 minutos da etapa inicial, o Timão marcaria o gol da vitória.
Durante a segunda etapa, a equipe argentina adotou nova estratégia, fazendo a marcação pressão, e deixando o time do Corinthians com dificuldades na saída de bola. No entanto, Solito não teve a meta ameaçada, e o Corinthians venceu o amistoso levando o troféu.

Assim, o Corinthians era, mais uma vez, era o "Campeão dos Campeões"!

(Foto: Arquivo Victor Hugo)
Final
Independiente (Argentina) 0 x 1 Corinthians
18.02.1986 - Mundialista (Mar de Plata - Argentina)
1 comentário