Corinthians / Títulos / Campeonato Brasileiro de 2011
Quem acompanhou o início do Brasileirão 2011, deve ter pensado: “finalmente um campeonato que o Corinthians vai ganhar fácil”. Ledo engano. Nada é fácil para o Corinthians.
Até parecia, pois o time ficou invicto por 10 rodadas, com 9 vitórias e 1 empate. Apesar do início arrasador, o Timão só conquistou o título na última rodada.
A estréia ocorreu contra o Grêmio, em pleno Estádio Olímpico, no dia 22 de maio. Após sair atrás do placar, o Timão vira com Chicão e Liédson, e volta de Porto Alegre com os 3 primeiros pontos na bagagem.
Em seguida, vitória por 2 x 1 contra o Coritiba, em Araraquara.
Na sequência, dois cariocas, quatro pontos: 1 x 1 contra o Flamengo, no Engenhão e 2 x 0 contra o Fluminense, no Pacaembu, com dois gols de Willian.
A 5ª rodada, disputada no dia 26 de junho, foi uma das mais especiais da campanha: um sonoro 5 x 0 contra o São Paulo, com gols de Danilo, Jorge Henrique e três de Liédson! A Fiel vai a loucura e se vinga da goleada sofrida em 2005, no mesmo Pacaembu.
Ver "Jogos históricos - Corinthians 5 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro de 2011"
O Bahia foi o adversário seguinte, fora de casa. Jogo difícil, mas Chicão fez de penalti o gol da vitória, aos 13 do 1º tempo.
Depois, vitórias sobre o que seria o vice-campeão Vasco por 2 x 1 no Pacaembu e por 1 x 0 contra o Atlético-GO, fora de casa.
O jogo seguinte, o 9º do campeonato, foi um jogo antecipado da 12ª rodada, contra o Internacional, no Pacaembu. Mais um jogo cardíaco, truncado, mas deu Timão: 1 x 0, com mais uma vez Willian salvando o Coringão!
E por falar em jogo cardíaco, o próximo foi outro. Corinthians x Botafogo, no Rio. O Corinthians fez 1 x 0 no final do 1º tempo. No 2º tempo, só pressão do Botafogo. Mas o Corinthians segurou firme e ainda matou o jogo aos 46 minutos, com Paulinho: 2 x 0 e mais 3 pontos.
Bom, o campeonato tinha 2 meses de disputa e ainda estávamos invictos, com 28 pontos, com o Flamengo logo atrás... a Fiel estava mal acostumada, mas sabia que uma hora o time ia perder... e foi na rodada seguinte: 1 x 0 para o Cruzeiro, em pleno Pacaembu.
Como todo mundo aqui sabe que o Corinthians às vezes "se perde" e gosta de fazer sofrer, mais um derrota na sequência: 3 x 2 contra o Avaí, na Ressacada.
O próximo jogo, no Pacaembu, era pra espantar a crise e golear. Corinthians x América MG... lanterna do campeonato x líder, estádio lotado. Mas o Corinthians gosta de complicar jogo fácil... Jogando muito mal, o Timão sofreu pra ganhar por 2 x 1. Foi o pior jogo do Timão, até aquela altura do campeonato. Bom, o que importa era os 3 pontos, fundamentais naquela altura.
Na sequência, 3 empates, que empacaram o time no caminho do título: 1 x 1 contra o Atlético PR, em Curitiba; 0 x 0 contra o Santos, na Vila, em jogo adiado da 5ª rodada; e 2 x 2 contra o Ceará, no Pacaembu, num desses jogos que todo mundo sabe que esses 2 pontos perdidos podiam fazer falta lá no fim...
No dia 17 de agosto, uma das vitórias mais emblemáticas do Brasileirão, contra o Atlético MG: 3 x 2, depois de terminar o 1º tempo perdendo por 2 x 0. Emerson, aos 4 minutos do 2º tempo, Alex, aos 8 e Liédson, aos 29, decretaram a virada histórica em cima dos mineiros.
O final do 1º turno não foi exatamente o que a torcida esperava: derrotas para o Figueirense por 2 x 0, no Pacaembu e para o Palmeiras por 2 x 1, em Presidente Prudente.
Apesar dos tropeços no final do turno, terminamos na liderança.
Se o primeiro turno, principalmente no início, o Timão foi soberano, o segundo foi de altos e baixos. O primeiro jogo, apesar da vitória, teve altas doses de sofrimento: vitória por 3 x 2 sobre o Grêmio, no Pacaembu.
Depois, derrota para o Coritiba, fora de casa, por 1 x 0.
No dia 08 de setembro, o Pacaembu viveu uma das noites históricas de Coringão. Corinthians x Flamengo. Jogo aguardado há muito tempo. Deivid abriu o placar para o Flamengo aos 28 da primeira etapa. Placar que se manteu inalterado até o fim de 1º tempo. A torcida do Corinthians estava inflamada. Um dia antes, o Timão tinha perdido a lidenrança e precisava da vitória para reaasumir a ponta. Aos 17 minutos da etapa final, Liédson marca e empata para o Coringão! Mais pressão... tempo passando... 43 minutos. Liédson marca o gol da vitória, para delírio de mais de 38 mil torcedores no estádio e de milhares espalhados pelo Brasil. Com certeza, um dos jogos chaves da campanha!
Nos três jogos seguintes, apenas um ponto: derrotas para Fluminense, por 1 x 0 (fora), Santos, 3 x 1, no Pacaembu e empate sem gols contra o São Paulo, no Morumbi.
Após esses três maus resultados, três bons resultados na sequência: vitória contra o Bahia por 1 x 0, em casa, empate fora de casa por 2 x 2 contra o Vasco (time que seria o adversário pelo título até a última rodada) e vitória por 3 x 0 contra o Atlético GO, na estréia de Adriano. Alías, essa vitória contra o time de Goiânia foi a última conquistada de forma tranquila, fácil... deli pra frente, só jogo pra cardíaco!
Na duas rodadas seguintes, duas vinganças: o Botafogo veio aqui e se vingou dos 2 x 0 do primeiro turno e fomos até Belo Horizonte descontar o 1 x 0 contra o Cruzeiro.
A seguir, empate importante fora de casa, contra o Internacional. Alex, ex-colorado, marcou de falta o gol de empate, aos 44 do 2º tempo.
Como eu sempre digo: quer sofrer, passar nervoso e sufoco? Vá ver um jogo do Corinthians no Pacaembu contra time pequeno. O Corinthians tem o dom de complicar e sofrer nos jogos consideráveis fáceis. Dia 30 de outubro mostrou muito bem o que é isso. O Timão recebeu o Avaí, time que seria rebaixado para a série B ao fim do campeonato. Sinônimo de 3 pontos garantidos? Hum, aqui é Corinthians. O time catarinense abre o placar aos 12 do 1º tempo e segura o resultado até o intervalo. Para piorar a chuva caía estilo "fim do mundo" no Pacaembu. Emerson Sheik, aos 16 minutos da etapa final, empata para o Timão. Aos 32, sempre ele, Liédson, resolve mais uma vez e salva o Timão.
O jogo seguinte talvez tenha sido o maior fiasco e maior decepção do Coringão no campeonato.
Corinthians x América MG, time praticamente rebaixado para a série B naquele ocasião.
O jogo foi disputado em Uberlândia, mas 90% da torcida no estádio era do Timão. Não sei o que deu no time do Corinthians naquele dia, mas o América venceu por 2 x 1, marcando o gol da
vitoria aos 42 minutos da etapa final. A Fiel não acredita e já começa a ter certeza de uma coisa: o sofrimento ia ser até o fim. Até a última rodada. E o Vasco logo atrás da gente, empatados em número de pontos, mas com uma vitória a menos.
Após esse vexame, parece que o time acordou. Venceu o Atlético PR em casa, se bem que na base do sofrimento de novo. Após fazer 2 x 0 em 5 minutos de jogo, uma goleada parecia que estava vindo por aí. No início do 2º tempo, Paulo Baier faz o gol do Atlético e transforma um jogo fácil em mais um sufoco. O time paranaense ainda mandou duas bolas na trave, mas ficou nisso: 2 x 1 e liderança mantida. E o Vasco tb ganhou...
Na rodada seguinte, tivemos uma grande ajuda de nosso rival Palmeiras. Enquanto o Timão venceu o Ceará fora de casa por 1 x 0, gol de Ramires aos 35 do 2º tempo, o Vasco apenas empatava contra o time de verde, no Pacaembu, aumentando a diferença para 2 pontos, que permaneceria até a última rodada.
O jogo contra o Atlético e a reta final
No dia 20 de novembro, mais uma vez o Pacaembu foi palco de um jogo histórico. O adversário da vez foi o Atlético MG.
O Corinthians não apresentou um bom futebol e o 1º tempo termina sem gols. Na etapa final, logo aos 9 minutos, um ducha de água fria: o time mineiro abre o placar e deixa a torcida apreensiva.
Outra vez sofrido? Para piorar, o Vasco tinha vencido o seu jogo um dia antes, abrindo 1 ponto para o Timão. Não podíamos perder de jeito nenhum.
Quem apareceu para começar a reação corintiana? Liédson, sempre ele. Aos 32 minutos, o Levezinho empata de cabeça e faz tremer o Pacaembu.
A pressão continuava, até que a história foi feita, ao 44 minutos. Emerson Shpeik puxa contra-ataque e toca para Adriano Imperador marcar o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians. Se o Pacaembu não caiu naquele momento, não cai nunca mais!
Fim de jogo: mais um 2 x 1 pra coleção!
Ver "Jogos históricos - Corinthians 2 x 1 Atlético MG - Campeonato Brasileiro de 2011"
Na penúltima rodada, o que não faltou foi emoção. Fomos até Santa Catarina enfrentar o Figueirense, que vinha embalado rumo a Libertadores.
No Rio, o Vasco enfrentava o Fluminense. Se o Corinthians ganhasse o jogo e o Vasco não vencesse o clássico carioca, o Timão conquistaria o título antecipadamente.
Aos 22 minutos do segundo tempo, Liédson marca para e deixa o Cotinthians com a taça na mão... o jogo do Rio tinha 5 minutos de atraso em relação ao jogo do Timão.
Aos 31 minutos, o Vasco abre o placar. Não éramos mais campeões...
Aos 38, o Fluminense empata e deixa o Timão outra vez com a mão na taça...
Enquanto isso, fim de jogo em Santa Catarina. O Corinthians vence o jogo e aguarda o fim da partida no Rio para comemorar o penta!
Mas como todo mundo sabe que nada é fácil para o Corinthians, o Vasco marca o gol da vitória aos 45 minutos, frustrando a conquista antecipada... azar do Palmeiras: o Penta viria em cima deles!
Ver "Jogos históricos - Corinthians 1 x 0 Figueirense - Campeonato Brasileiro de 2011"
4 de dezembro de 2011. O dia amanhece triste para a Fiel. Sócrates, um dos maiores (senão o maior) ídolos da história do Corinthians, falece em São Paulo, vítima de infecção de origem intestinal, após passar alguns meses lutando contra uma cirrose.
O Corinthians entra em campo no Pacaembu contra o Palmeiras para conquistar o seu 5º título do Brasileirão e concretizar o desejo (que virou profecia) de Sócrates, proferido ainda em 1983: "Quero morrer em um domingo e com o Corinthians Campeão".
Durante o minuto de silêncio, uma homenagem mais do que merecida: jogadores (só do Corinthians) e torcedores erguem os braços e cerram os punhos para homenagear o Doutor pelo seu gesto imortal.
Ao Timão, bastava um empate. Se perdesse, deveria torcer para que o Vasco não ganhasse do Flamengo, no Rio.
O jogo foi truncado e nervoso do início ao fim. Aos 29 do primeiro tempo, o Pacaembu fica mais tenso: gol do Vasco no Rio.
Na segunda etapa, o Timão volta melhor e busca o gol que afastaria de vez qualquer ameaça. Não fizemos, mas o Flamengo fez, aos 9 do segundo tempo. E ficou nisso!
Corinthians, Penta Campeão Brasileiro!
Na seleção oficial do campeonato (CBF), dois nomes: Ralf e Paulinho.
Na Seleção do Prêmio Bola de Prata, dois nomes: Paulo André e Paulinho.
No Troféu Mesa Redonda (Gazeta Esportiva), sete nomes: Júlio César, Leandro Castán, Ralf, Paulinho e Alex. Willian foi eleito a revelação e Tite o melhor técnico.
O artilheiro do Timão foi Liédson, com 12 gols.
Ver "Jogos históricos - Corinthians 0 x 0 Palmeiras - Campeonato Brasileiro de 2011"

Agachados: Willian, Emerson Sheik, Edenílson, Paulinho, Liédson, Fábio Santos, Welder, Jorge Henrique e Alex.

(Foto: Arquivo Victor Hugo)

(Foto: Arquivo Victor Hugo)
1º Turno
Grêmio (RS) 1 x 2 Corinthians
22.05.2011 - Olímpico (Porto Alegre - RS)
Corinthians 2 x 1 Coritiba (PR)
29.05.2011 - Fonte Luminosa (Araraquara - SP)
Flamengo (RJ) 1 x 1 Corinthians
05.06.2011 - Nilton Santos (Rio de Janeiro - RJ)
Corinthians 2 x 0 Fluminense (RJ)
12.06.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Corinthians 5 x 0 São Paulo (SP)
26.06.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Bahia (BA) 0 x 1 Corinthians
29.06.2011 - Pituaçu (Salvador - BA)
Corinthians 2 x 1 Vasco da Gama (RJ)
06.07.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Atlético Goianiense (GO) 0 x 1 Corinthians
10.07.2011 - Serra Dourada (Goiânia - GO)
Corinthians 1 x 0 Internacional (RS)
14.07.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Botafogo (RJ) 0 x 2 Corinthians
20.07.2011 - São Januário (Rio de Janeiro - RJ)
Corinthians 0 x 1 Cruzeiro (MG)
24.07.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Avaí (SC) 3 x 2 Corinthians
31.07.2011 - Ressacada (Florianópolis - SC)
Corinthians 2 x 1 América (MG)
03.08.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Athletico Paranaense (PR) 1 x 1 Corinthians
07.08.2011 - Arena da Baixada (Curitiba - PR)
Santos (SP) 0 x 0 Corinthians
10.08.2011 - Vila Belmiro (Santos - SP)
Corinthians 2 x 2 Ceará (CE)
14.08.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Atlético Mineiro (MG) 2 x 3 Corinthians
17.08.2011 - Ipatingão (Ipatinga - MG)
Corinthians 0 x 2 Figueirense (SC)
20.08.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Palmeiras (SP) 2 x 1 Corinthians
28.08.2011 - Paulo Constantino (Presidente Prudente - SP)
2º Turno
Corinthians 3 x 2 Grêmio (RS)
31.08.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Coritiba (PR) 1 x 0 Corinthians
04.09.2011 - Couto Pereira (Curitiba - PR)
Corinthians 2 x 1 Flamengo (RJ)
08.09.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Fluminense (RJ) 1 x 0 Corinthians
11.09.2011 - Nilton Santos (Rio de Janeiro - RJ)
Corinthians 1 x 3 Santos (SP)
18.09.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
São Paulo (SP) 0 x 0 Corinthians
21.09.2011 - Morumbi (São Paulo - SP)
Corinthians 1 x 0 Bahia (BA)
25.09.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Vasco da Gama (RJ) 2 x 2 Corinthians
02.10.2011 - São Januário (Rio de Janeiro - RJ)
Corinthians 3 x 0 Atlético Goianiense (GO)
09.10.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Corinthians 0 x 2 Botafogo (RJ)
12.10.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Cruzeiro (MG) 0 x 1 Corinthians
16.10.2011 - Arena do Jacaré (Sete Lagoas - MG)
Internacional (RS) 1 x 1 Corinthians
23.10.2011 - Beira-Rio (Porto Alegre - RS)
Corinthians 2 x 1 Avaí (SC)
30.10.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
América (MG) 2 x 1 Corinthians
06.11.2011 - Parque do Sabiá (Uberlândia - MG)
Corinthians 2 x 1 Athletico Paranaense (PR)
13.11.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Ceará (CE) 0 x 1 Corinthians
16.11.2011 - Presidente Vargas (Fortaleza - CE)
Corinthians 2 x 1 Atlético Mineiro (MG)
20.11.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Figueirense (SC) 0 x 1 Corinthians
27.11.2011 - Orlando Scarpelli (Florianópolis - SC)
Corinthians 0 x 0 Palmeiras (SP)
04.12.2011 - Pacaembu (São Paulo - SP)
Campeão
1 comentário