Corinthians / Jogos Históricos / Atlético PR 2 x 6 Corinthians - Copa do Brasil de 1997
Um jogo histórico na acepção da palavra.
Foi a primeira das grandes viradas do Corinthians na competição (relembre aqui os jogos diante do Cianorte, em 2005, e do Goiás, em 2008). E foi também o jogo em que o Corinthians trouxe a mística do uniforme inteiro branco: foi a partir desse jogo que o uniforme todo branco virou sinônimo de "sorte" para a equipe, culminando no título mundial de 2000.
Quartas de final. O Atlético Paranaense tinha uma boa equipe. Com a dupla de ataque Oséas e Paulo Rink, vinham em ótima campanha a Copa do Brasil, tendo eliminado o Sport e o Vasco da Gama, que seria campeão brasileiro naquele ano.
A primeira partida aconteceu em São Paulo, no Pacaembu, e a vitória foi do time de Curitiba: 2 a 1 para os visitantes. Na capital do Paraná, muita comemoração, afinal, a equipe local jogava em casa pelo empate e poderia até mesmo perder por 1 a 0 que estaria classificada para as semifinais da competição.
A partida começou dura para o Timão. Até os 30 minutos do primeiro tempo, muita dificuldade em chegar à área adversária e poucas finalizações certas. Mas uma vez que o primeiro gol aconteceu, iniciou-se uma avalanche.
Souza abriu o placar aos 32 minutos do primeiro tempo, e aos 40 o Timão já vencia por 4 a 0! Uma sequência de gols tão grande e tão rápida destruiu todas as esperanças do "furacão".
Na etapa complementar, o Atlético-Pr diminuiria, mas não havia espaço para reação. Donizete marcou seu segudo tento 20 minutos depois, e Mirandinha - que tem uma placa no estádio rival do Atlético por um gol marcado diante do rubro-negro - fecharia seu hat-trick antes do tempo regulamentar se encerrar.
Já nos acréscimos e com a torcida local chegando em casa, Andrei marcou o segundo do Atlético.
Ficha técnica
Corinthians: Ronaldo (Maurício); Rodrigo, Célio Silva, Henrique e André; Silvinho, Fábio Augusto, Fernando Diniz (Gilmar) e Souza; Mirandinha e Donizete (Túlio). Téc.: Nelsinho Baptista.
Atlético PR: Ricardo Pinto; Luizinho (Piekarski), Reginaldo, Andrei e Tanielton; Alex, Nowak, Paulo Miranda e Cleberton; Paulo Rink e Oséas. Téc.: Jair Pereira,
Competição: Copa do Brasil de 1997 - Quartas de final (2º jogo)
Local: Pinheirão - Curitiba (PR)
Data: 22/04/1997
Árbitro: Dacildo Mourão
Público: 36.564
Renda: R$ 436.855,00
Gols: Souza (32 - 1º), Mirandinha (34 - 1º), Donizete (37 - 1º), Mirandinha (40 - 1º), Oséas (15 - 2º), Donizete (36 - 2º), Mirandinha (43 - 2º) e Andrei (46 - 2º).
Nenhum comentário