1 comentário.
Deixe seu comentário.

Yuri Alberto é o primeiro ídolo propriamente dito após a geração vencedora do final da década de 2010.
Formado nas categorias de base do Santos, passou por Internacional e Zenit antes de chegar ao Corinthians, em junho de 2022.
Seu primeiro gol foi em 17 de agosto de 2022, sendo o primeiro de um hat-trick contra o Atlético Goianiense, em jogo válido pela Copa do Brasil.
Apesar do início avassalador, Yuri demorou a ganhar a confiança da torcida. Em 2022, marcou 11 gols. No ano seguinte, 15.
2024 foi o ano que o levou do inferno ao céu. Criticado desde o ano anterior, Yuri não vivia boa fase e recebia críticas da torcida e da imprensa.
Para fazer justiça: apesar da impaciência com a ausência de gols e suas constantes trapalhadas, a torcida reconhecia o esforço e a raça do jogador — o que fazia com que as críticas não fossem piores.
Em 27 de janeiro de 2024, Yuri foi chamado de "burro" pelo então técnico Mano Menezes, após a derrota por 1 a 0 para o São Bernardo, pelo Paulistão.
A impaciência da torcida aumentou durante o Brasileirão, quando o time brigava seriamente para não ser rebaixado, passando 20 rodadas na zona de rebaixamento.
Mas Yuri Alberto aguentou calado e continuou trabalhando. Com a companhia de Garro e, posteriormente, do astro holandês Memphis Depay, o futebol do camisa 9 cresceu, e seus gols começaram a sair.
Emendando 9 vitórias seguidas, o Corinthians não só fugiu da zona de perigo como terminou o Brasileirão na 7ª colocação, conquistando vaga na fase preliminar da Libertadores.
E isso graças aos gols de Yuri Alberto, que terminou a competição como artilheiro, com 15 gols (empatado com Alerrandro, do Vitória). E mais: com 31 gols, foi o artilheiro do Brasil no ano.
Uma baita virada de chave em sua história com a camisa alvinegra.
Ainda em 2024, ultrapassou Roger Guedes na artilharia da Neo Química Arena, ficando atrás apenas de Romero, com quem disputava esse “título”.
Foi em 2025 que Yuri Alberto entrou de vez nas graças da torcida e na história do clube, ao conquistar o Paulistão.
Era o primeiro título do Corinthians desde 2019, encerrando o maior jejum desde 1977.
Yuri teve papel fundamental na conquista, sendo o artilheiro do time com 5 gols (ao lado de Talles Magno), todos marcados em clássicos.
Na fase de grupos, fez 2 gols na vitória sobre o Santos por 2 a 1 — com Neymar em campo — e o gol de empate contra o Palmeiras, em pleno Allianz Parque.
Na comemoração, chutou a bandeirinha de escanteio com o escudo do adversário, irritando os torcedores palmeirenses.
Na semifinal, abriu o placar contra o Santos, na vitória por 2 a 1 — dessa vez, sem Neymar em campo.
E no primeiro jogo da final, novamente contra o Palmeiras, no Allianz, marcou aquele que pode ser considerado o gol do título, na vitória por 1 a 0.
Dessa vez, sem chute na bandeirinha, mas com beijinhos para a torcida. Com o empate em 0 a 0 no jogo de volta, o Corinthians conquistava o título,
tendo Yuri Alberto como um dos heróis da conquista.
FICHA TÉCNICA
Nome: Yuri Alberto Monteiro da Silva
Nascimento: 18/03/2001 - São José dos Campos (RJ)
Posição: Atacante
Número da Camisa: 9
Período em que jogou no Corinthians: 3 anos (desde julho/2022)
Jogos: 170*
Gols: 65*
Títulos: 1 Campeonato Paulista (2025)
*Até 09/04/2025
Deixe seu comentário:
1 comentário
Camila
09.04.2025 - 22:34
|
Depois de ler esse texto, tenho que assumir ELE É O CARA ????????
Mas ele me fez ter por vários momentos amor e ódio por ele hahaha
|

