Nenhum comentário.
Seja o primeiro a comentar.
*Texto escrito pelo colaborador Marcel Pilatti.
"Começa hoje o maior projeto do futebol brasileiro".
Com essa frase, Mano Menezes se apresentava ao Sport Club Corinthians Paulista, que naquele momento encarava o capítulo mais baixo de sua história:
rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. E ironia das ironias: o Corinthians teve seu descenso decretado justamente após um
empate contra o Grêmio de Futebol Porto Alegrense, equipe treinada por... Mano Menezes.
O gaúcho foi responsável por contratações importantíssimas no time que obteve uma das mais impressionantes campanhas da história da 2ª divisão
(apenas 3 derrotas em 38 jogos): André Santos, Cristian, Chicão e Alessandro, entre outros, foram contratações daquele time, todos observados e
recomendados por Mano. Futuramente, ainda seria responsável pelas vindas de Ralf e Paulinho.
Assim, é justo afirmar que foi Mano quem montou a base que viria a ser aperfeiçoada por Tite, culminando na conquista do Mundial de Clubes:
entre a queda para a “segundona” e a vitória no Mundial da Fifa são exatos 5 anos.
Ao longo de sua jornada no alvinegro, haveria a série invicta contra o São Paulo Futebol Clube – como treinador corinthiano,
Mano jamais perdeu para o rival do Morumbi –, duas finais consecutivas da Copa do Brasil (com uma taça) e o título invicto do
Campeonato Paulista de 2009.
Naquele "projeto" mencionado por Mano em dezembro de 2007, também fez parte a mais importante contratação da história do futebol
brasileiro: o atacante Ronaldo "Fenômeno" retornava ao Brasil depois de 14 anos de Europa, e foi o carro chefe da ressurreição do mito Corinthians.
Após uma bela campanha na primeira fase da Libertadores de 2010, mas que culminou na eliminação nas oitavas-de-final, Mano Menezes iniciou os trabalhos no Campeonato Brasileiro deixando a equipe na liderança, com apenas uma derrota nas primeiras rodadas.
No entanto, o treinador deixaria o clube para assumir outro grande projeto: treinar a Seleção Brasileira de Futebol.
Com 103 vitórias em 185 jogos e aproveitamento de 64,5%, Mano saía do Corinthians pela porta da frente. No seu jogo de despedida, foi ovacionado por um Pacaembu lotado. Um momento que emocionou torcedores e técnico.
Ver "Curiosidades - Técnicos - do Corinthians para a Seleção".
Em 2014, três anos e meio depois, após uma passagem conturbada pela Seleção (seu maior feito foi a prata olímpica) e uma temporada no Flamengo (de onde pediu demissão, alegando que sua filosofia não era compreendida pela equipe), Mano retornou ao Corinthians.
Ainda que num clima diferente daquele de 2008, novamente cabia a Mano reformular a equipe. Algumas contratações que se revelaram fundamentais em meio a saídas de antigos nomes importantes deram o tom dessa segunda passagem.
No entanto, algumas eliminações (o time caiu ainda na primeira fase do Paulista e sofreu goleada histórica na Copa do Brasil) e a ausência de títulos – e, principalmente, a guerra política vivida pelo clube – fizeram com que Mano Menezes não tivesse seu contrato renovado para a temporada seguinte.
Com 33 dos 63 jogos vencidos e aproveitamento de 60,3%, Mano se despediu do Corinthians na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2014, levando o Timão novamente à disputa da Libertadores da América.
Em setembro de 2023 o Corinthians anunciou a volta de Mano Menezes, que na sua terceira passagem pelo clube veio com a missão de substituir Vanderlei Luxemburgo e colocar a equipe de volta no caminho do bom futebol.
FICHA TÉCNICA
Nome: Luiz Antônio Venker Menezes
Nascimento: 11/06/1962 – Passo do Sobrado (RS)
Período em que treinou o Corinthians: jan/2008 a jul/2010; jan a dez/2014; desde set/2023
Jogos: 262 (141 V, 69 E, 52 D)
Títulos: 1 Campeonato Brasileiro Série B (2008),
1 Campeonato Paulista (2009) e
1 Copa do Brasil (2009)
*Até 07/12/2023
*Texto escrito pelo colaborador Marcel Pilatti.
Seja o primeiro a comentar:
Nenhum comentário