Corinthians / Corinthiosidades / O Time das viradas

O Corinthians é famoso por suas viradas sensacionais, por não desistir nunca.

Essa marca corinthiana começou em 1930, no jogo que valeu ao Timão o apelido de "Campeão dos Campeões" e a Taça APEA, contra o Vasco. O Timão já havia vencido o primeiro jogo, por 4 x 2. No segundo jogo, disputado em São Januário, o Corinthians perdia por 2 x 0, até os 27 minutos do segundo tempo. Mas aí começou a virada corinthiana, com De Maria, Peres e Gambinha: 3 x 2 para o Timão.

Ver "Jogos históricos - Corinthians 3 x 2 Vasco - O "Campeão dos Campeões" (1930)

Em 1935, novamente o Vasco foi vítima de mais uma virada histórica, em um amistoso realizado em outubro, em São Januário. Placar do primeiro tempo: 3 x 0 para o Vasco. Placar Final: 4 x 3 para o Corinthians.

1953. O Corinthians já era campeão paulista de 1952 e jogava contra o São Paulo a última rodada apenas para cumprir tabela. O primeiro tempo termina com vitória parcial do São Paulo por 2 x 0. Mas aí entrou a figura de Alfredo Trindade, presidente do Timão, que desceu ao vestiário no intervalo e, enfurecido, deu um sermão para o elenco alvinegro, dizendo que eles não tinham vergonha na cara. E a bronca deu certo: O Corinthians voltou para o segundo tempo com outra postura e venceu o jogo por 3 x 2.

Outra virada mais do que histórica aconteceu no Campeonato Paulista de 1971, contra o Palmeiras. Para resumir: o Corinthians perdia de 2 x 0, empatou, voltou a estar perdendo, por 3 x 2 e, por fim, virou o jogo para 4 x 3. Um dos mais épicos jogos contra o eterno rival.

Ver "Jogos históricos - Corinthians 4 x 3 Palmeiras - Campeonato Paulista de 1971

Na fase final do Brasileirão de 90, o Corinthians protagonizou duas viradas espetaculares, ambas no Pacaembu, ambas parecidíssimas: Perdia por 1 x 0 e virou para 2 x 1. A primeira foi nas quartas, contra o Atlético MG. A outra foi na semifinal, contra o Bahia. E o jogo de volta também foi idêntico contra os dois adversários: 0 x 0.

Ver "Jogos históricos - Corinthians 2 x 1 Atlético MG - Campeonato Brasileiro de 1990

Ver "Jogos históricos - Corinthians 2 x 1 Bahia - Campeonato Brasileiro de 1990

Já vimos viradas contra São Paulo e Palmeiras. Falta o Santos, certo? E ela veio de forma sensacional, na semifinal do Paulistão de 2001. O Santos abriu o placar no primeiro tempo, mas um minuto depois o Corinthians empata o jogo. Empate esse que dava a classificação para o Santos. E a igualdade permanecia até os 47 minutos e meio do segundo tempo, quando Ricardinho marcou o gol que classificou o Timão para a final!

Ver "Jogos históricos - Corinthians 2 x 1 Santos - Campeonato Paulista de 2001

Umas das últimas demonstrações de que o Corinthians gosta de fazer sofrer, foram dadas no Brasileirão de 2011. Na campanha do título, cinco viradas foram fundamentais para a conquista do título:

Corinthians 2 x 1 Vasco.
Atlético MG 2 x 3 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Flamengo
Corinthians 2 x 1 Avaí
Corinthians 2 x 1 Atlético MG - na penúltima rodada do campeonato.

Muitas viradas ficaram de fora da lista acima, afinal, o apelido de "Time das viradas" não veio por meia dúzia de casos. É impossível destacar todas elas aqui. Cada torcedor tem a sua especial, guardada com carinho na memória e no coração.

Deixe seu comentário:

1 comentário

Fernando Zemetek 13.10.2023 - 21:16
Esses jogos q vc citou são somente alguns exemplos d vitórias ÉPICAS do CORINGÃO Infelizmente nós últimos 4 anos esse CATADO deve ter, no máximo, 3 ou 4 vitórias d virada......