1 comentário.
Deixe seu comentário.
Como é de conhecimento geral, o Corinthians foi fundado em 1910, inspirado pelas belas exibições do Corinthian Football Club, clube inglês que excursionava pelo Brasil naquela ocasião.
Em 1939, este clube inglês se fundiu com o Casuals e se tornou o Corinthian-Casuals.
E o Timão já reencontrou o seu pai em três oportunidades.
1988: Em 5 de junho de 1988, 15 mil corinthianos foram o Pacaembu para ver o primeiro encontro.
Para este jogo histórico, disputado em dois tempos de 25 minutos cada, nada melhor do que jogadores que fizeram história no Coringão.
Foram a campo com a camisa do Timão: Sócrates, Rivelino, Milani, Ado, Olavo, Carbone, Cláudio, Mirandinha, Tião, Ditão, assim como grande parte do time campeão de 77 - só Ruço, Luciano e Geraldão não compareceram. Domingos da Guia, Gilmar, Goiano, Vaguinho e Basílio apenas assistiram, pois estavam machucados. O técnico? O eterno Oswaldo Brandão.
Para apitar o jogo, outra figura épica: Dulcídio Vanderley Boschilia, o mesmo que apitou a final entre Corinthians e Ponte, em 1977.
Em campo, 1 x 0 para o Timão, com gol de Sócrates encobrindo o goleiro Metcalfe.
A 15 minutos do fim do jogo, o time inglês pediu e foi atendido: Sócrates trocou de camisa e defendeu a equipe inglesa.
Festa completa em um dia que ficará marcado para sempre na história de ambos os times.
Ver "Jogos Históricos - Corinthians 1 x 0 Corinthian-Casuals (1988)".
O primeiro encontro histórico
2001:O segundo encontro ocorreu em 2001, no Parque São Jorge.
No dia 27 de maio, O Corinthian Casuals enfrentou o time Sub-21 do Corinthians, que venceu por 2 x 0.
Após o jogo, a delegação do Casuals foi ao Morumbi acompanhar a conquista do 24º Título Paulista do Corinthians, contra o Botafogo.
Dois dias depois, os veteranos do Coringão também enfrentaram, e venceram, os veteranos do Corinthian-Casuals por 9 x 0.
Os gols foram marcados por João Paulo (3), Zenon, Ataliba, Pita, Luís Fernando (2) e Geraldão.
O encontro de veteranos, em 2001
2015:O terceiro encontro histórico ocorreu no dia 24 de janeiro de 2015, na Arena Corinthians.
Com o Corinthians custeando a viagem do clube inglês ao Brasil, o departamento de Marketing fez várias ações para este jogo.
Na semana que antecedeu a partida, o Corinthian-Casuals visitou o Parque São Jorge e o Memorial, treinou no CT Joaquim Grava, torceu pelo Timãozinho na
Copinha, foi ao Rio de Janeiro visitar a sede do Fluminense e a praia de Copacabana, disputou amistosos contra Paulistano e São Paulo Athletic Club (e venceu o Troféu John Mills com duas vitórias (John Mills foi o responsável por trazer o Casuals ao Brasil em 1988 e 2011)). Enfim, atividades não faltaram para o "pai" do Timão.
Mas o evento principal ocorreu no dia 24 de janeiro, na Arena Corinthians. O Casuals, que já tinha treinado no estádio no dia anterior, entra em campo para enfrentar o
Corinthians em um jogo histórico. O primeiro jogo entre as duas equipes com os seus times principais.
Padre Marcelo dá o pontapé inicial e o jogo começa! Uma goleada do Timão era esperada, mas não aconteceu, o que decepcionou os torcedores no primeiro tempo da partida. O Timão dominou o jogo, mas não conseguiu transformar essa superioridade em gol. Criava chances, tinha espaço, mas faltava o último passe.
Na segunda etapa, a coisa foi diferente, mas só depois que Tite mexeu na equipe. No total foram oito subtituições. E uma delas deu resultado: Danilo, logo após entrar em campo, abre o placar para o Corinthians, acabando com a impaciência da torcida. O Coringão continuou dominando a partida e Luciano, aos 45 e aos 50 minutos, amplia e dá números finais ao jogo: 3 x 0 Corinthians!
Antes do fim da partida, repetindo o que fez Sócrates em 1988, Danilo e Jamie Byatt trocaram de camisas e atuaram pelos times rivais, fortalecendo a tese de que enrtre os dois times não há rivalidade, mas respeito e admiração.
Após o jogo, Rivellino entra em campo e entrega o "Troféu Sócrates" ao Corinthian-Casuals. Uma homenagem mais do que merecida para o clube que sempre será considerado o Pai do Corinthians!
Ver "Jogos Históricos - Corinthians 3 x 0 Corinthian-Casuals (2015)".
O encontro histórico de 2015
Deixe seu comentário:
1 comentário
Alexandre Olmos
09.08.2021 - 15:17
|
Que história linda
Muito daora poder rever esses acontecimentos da história do Timão
|