Corinthians / Títulos / Taça APEA de 1930 - O "Campeão dos Campeões"
Essa conquista é uma das mais emblemáticas da história do Corinthians, e inclusive viria a influenciar num dos versos mais famosos do hino do clube.
Foi a "Taça APEA", torneio promovido pela Associação Paulista de Esportes Atléticos, reunindo os campeões estaduais mais importantes da época: Sport Club Corinthians Paulista, campeão paulista de 1930, e Clube de Regatas Vasco da Gama, campeão carioca do mesmo ano.
A decisão de quem seria "o Campeão dos Campeões" aconteceria em uma série melhor de três, a serem disputadas no parque São Jorge (a primeira), em São Januário (a segunda) e depois um campo a ser decidido para eventual desempate.
O primeiro jogo teve uma bela vitória corintiana: Filó (duas vezes), De Maria e Gambinha marcaram os gols – o clube paulista chegou a ter vantagem de 4 a 1 – na vitória do Corinthians por 4 a 2.
O jogo foi marcado por polêmicas: vascaínos reclamaram da torcida corintiana, que teria atirado objetos em campo, enquanto que o time paulista falou da violência dos adversários: Grané e Apparício saíram de campo machucados e não disputaram a segunda partida.

A volta aconteceu em São Januário, e o clube carioca estava disposto à revanche, saindo à frente no primeiro tempo e ampliando logo aos 15 do segundo tempo. Mas o Corinthians deu honra a duas de suas grandes tradições: as viradas, e o fato de nunca ter perdido uma decisão "mata-mata" para o Vasco: De Maria, Peres e Gambinha viraram para 3 a 2, evitando o terceiro jogo e conquistando a taça para o Corinthians.
Ver "Jogos históricos - Corinthians 3 x 2 Vasco - O "Campeão dos Campeões" (1930)


(Foto: Arquivo Victor Hugo)
Final
Corinthians 4 x 2 Vasco da Gama (RJ)
16.02.1930 - Parque São Jorge (São Paulo - SP)
Vasco da Gama (RJ) 2 x 3 Corinthians
23.02.1930 - São Januário (Rio de Janeiro - RJ)
O Campeão dos Campeões.
Nenhum comentário