Nenhum comentário.
Seja o primeiro a comentar.
*Texto escrito pelo colaborador Marcel Pilatti.
É bastante comum nos países europeus a existência de uma “Supercopa” nacional: trata-se do confronto entre o Campeão da Liga Nacional (Campeonato) e da Copa. Na Espanha, por exemplo, esse confronto ocorre sempre no início da temporada. Quando acontece de o campeão de ambos os torneios ser o mesmo, participa o vice da “Copa del Rey”.
E no Brasil, isso chegou a acontecer. A Copa do Brasil foi criada somente no ano de 1989. Em 1990, a CBF decidiu organizar a Supercopa do Brasil, realizando o enfrentamento de Vasco (campeão do Campeonato Brasileiro de 1989) e Grêmio (campeão da Copa do Brasil).
As partidas aconteceram em 18 de março (no Olímpico) e 14 de abril (São Januário) e o Grêmio se sagrou campeão com uma vitória em casa (2x0) e um empate como visitante (0x0).
No ano seguinte, a CBF optou pela realização de partida única, no dia 27 de janeiro. O confronto seria entre Corinthians (Campeão Brasileiro de 1990) e Flamengo (Campeão da Copa do Brasil de 1990).
O jogo aconteceu em São Paulo, uma vez que o regulamento decretou que o vencedor do Campeonato Brasileiro teria vantagem do mando de campo.
O Corinthians foi a campo com: Ronaldo, Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Marcio, Tupãzinho (Edson) e Neto; Fabinho, Paulo Sérgio e Mauro (Ezequiel). O técnico foi Nelsinho Baptista.
O jogo estava equilibrado, com as duas equipes criando poucas chances de gol. Até que, aos 25 minutos do segundo tempo, Giba recebe passe de Tupãzinho na direita e cruza a bola na área. O goleiro do Flamengo, Zé Carlos, e o zagueiro Aílton se chocam, deixando a bola nos pés de Neto que, com a perna direita, faz o gol.
Corinthians Supercampeão do Brasil.
Supercampeão!
(Foto: Arquivo Victor Hugo)
Curiosidades:
1. Marcelinho Carioca, o jogador que mais venceu títulos pelo Corinthians, jogava no Flamengo nessa partida; o atacante Alcindo e o treinador Wanderley Luxemburgo estavam no Flamengo e também trabalhariam no Corinthians.
2. Este foi o ultimo torneio, até 2020. Em 1992, foi feita uma terceira edição da Supercopa do Brasil, porém, o confronto aconteceu entre Flamengo (campeão brasileiro da primeira divisão) e Paraná Clube (campeão da segunda divisão), com o nome “Taça Brahma de Campeões”.
3. Foi nesse jogo que o Corinthians estreou o uniforme com a primeira estrela sobre o escudo.
4. O Torneio voltou a ser disputado em 2020.
*Texto escrito pelo colaborador Marcel Pilatti.
Seja o primeiro a comentar:
Nenhum comentário