Nenhum comentário.
Seja o primeiro a comentar.
*Texto escrito pelo colaborador Marcel Pilatti.
Com a vitória do Palmeiras em 1996, o placar geral de Campeonatos Paulistas estava novamente empatado: 21 conquistas pra cada lado. O Corinthians, impulsionado pela parceria com o Banco Excel, veio em busca de seu 22° título estadual.
Depois de uma primeira fase em que liderou o grupo B, os quatro clubes grandes do estadual chegam ao quadrangular para decidir com quem ficaria o título. Uma vez que o Corinthians venceu os primeiros dois confrontos (4x3 contra o Santos e 2x0 no Palmeiras) bastaria um empate com o São Paulo – 2° do grupo na 1ª fase – para que o grito de "É campeão!" viesse.
Com a presença do Imperador Japonês no estádio do Morumbi – uma ironia para quem fala(va) que o Corinthians não tinha passaporte –, o gol do título corintiano veio pelos pés de um ex-jogador do São Paulo: o lateral esquerdo André Luís, que jogaria no Corinthians novamente em 2001.
Quase nos acréscimos, André recebe lindo passe na ponta esquerda e chuta rasteiro. Rogério Ceni, muito criticado por ter falhado contra o Corinthians no Paulista-2010 e no Brasileiro-2011, bate com a perna direita na bola antes dela entrar.
O São Paulo chegou a empatar com Fábio Aurélio no início do segundo tempo, mas isso não foi o suficiente para que o título escapasse das mãos do Timão.
Arigatou, São Paulo!
Veja mais detalhes em "Títulos - Campeão Paulista de 1997".
O jornal do dia seguinte
(Foto: Arquivo Victor Hugo)
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS: Ronaldo; Fábio Augusto, Antonio Carlos, Henrique e André; Romeu, Gilmar, Souza e Marcelinho Carioca; Mirandinha e Donizete Téc.: Nelsinho Batista.
SÃO PAULO: Rogério; Cláudio, Rogério Pinheiro, Bordon e Serginho; Axel, Belletti (Edmílson), Luiz Carlos (Válber) e Fábio Aurélio; Dodô e Aristizabal (França) Téc.: Dario Pereyra
Local: Estádio do Morumbi - São Paulo (SP)
Data: 05/06/1997
Árbitro: Sandor Puhl (Hungria)
Público: 60.000
Renda: R$ 601.200,00
Gols: André Luís (45 – 1°) e Fábio Aurélio (2 – 2°)
*Texto escrito pelo colaborador Marcel Pilatti.