Corinthians / Corinthiosidades / A Origem do nome "Corinthians"
Que o Corinthians tem esse nome por conta do clube inglês Corinthian que excursionou pelo Brasil em 1910 e impressionou os nossos fundadores, todo mundo já está cansado de saber.
Mas de onde vem o nome "Corinthian", utilizado pelo clube britânico?
Corinthian, em inglês (coríntio, em português) significa, ao pé da letra, natural da cidade de Corinto, na Grécia.
Segundo texto de Luiz Roque, do site desenredo.com.br, a cidade-estado de Corinto (Khórintos, em grego) era uma das "pólis" helênicas, e situava-se no istmo de Corinto, que liga a Península do Peloponeso à Ática.
Seu luxo era célebre. A cidade presidia aos Jogos Ístmicos, entre atletas gregos, que se realizavam a cada 4 anos, até 581 a.C.
Dessa data em diante, passaram a ocorrer de 2 em 2 anos. Ligando-se o requinte da sua aristocracia aos jogos esportivos que a cidade patrocinava, talvez se possa entender por que os cavalheiros esportistas de Londres e arredores, no final do século XVIII e princípios do século XIX se denominavam "Corinthian", isto é, coríntios.
A cidade, que é anterior ao ano 1000 a.C., teve um papel importante na mitologia grega. De lá saiu Belerofonte, para matar a Quimera. Édipo foi criado lá. Jasão e Medéia ali viveram parte de suas vidas. Na época da dominação romana, foi feita capital da Acaia (nome romano da Grécia).
Já no período cristão, a cidade foi evangelizada por São Paulo (Paulo de Tarso). Este pregador ali esteve de 50 a 52 e fundou a igreja cristã de Corinto. Posteriormente, escreveu, de Éfeso e da Macedônia, duas célebres epístolas dirigidas "aos coríntios". Destaca-se o capítulo 13 da primeira epístola, que se refere à caridade e ao amor, e que costuma ser lida nos casamentos.
Hoje, Corinto é pequena, e nem sequer se localiza no mesmo lugar da orgulhosa cidade do passado (18.000 habitantes em 1970). Sua população é ortodoxa, como em toda a Grécia.

1 comentário