Corinthians / Corinthiosidades / O jogo no primeiro campo de futebol do Brasil

Na pequena vila de Paranapiacaba, hoje pertencente ao município de Santo André (SP), ainda resiste ao tempo o campo de futebol mais antigo do país, inaugurado em 1894.

O primeiro campo de futebol do Brasil
A vila foi fundada em meados dos anos 1860 como um acampamento dos operários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, companhia que operava as estradas de ferro que realizavam o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.

Em meados de 1894, chegou à Paranapiacaba aquele que é proclamado como o pai do futebol brasileiro, Charles Miller, que estudou na Inglaterra e, em férias, trouxe ao Brasil duas bolas de futebol e regras do jogo, e quatro ou cinco pares de chuteiras. Charles foi telegrafista da São Paulo Raillway.

Nove anos depois, em 1903 foi fundado o primeiro time de futebol em Paranapiacaba: o Serra Atlético Clube.

Em 12 de julho de 1925, o Corinthians, já 5 vezes Campeão Paulista e super respeitado, visitou o primeiro campo de futebol do Brasil com a sua equipe reserva para enfrentar o Serrano. O jogo terminou com vitória do time da casa por 2 x 1, resultado que é lembrado até hoje na sala de troféus do clube como um dos grandes feitos de sua história.

A relíquia do Serrano
Apesar da derrota, e do jogo não ter sido disputado pela equipe principal do Corinthians (não entrando na lista de jogos oficias do clube), não deixou de ser um momento histórico para o Timão, que teve a honra de jogar no campo mais antigo do país.

Hoje, ostenta o nome de “Campo Charles Miller” e se localiza na Avenida Fox.

Há um projeto em vigor para revitalizar o campo e torná-lo um dos pontos turísticos futebolísticos mais legais e interessantes para os amantes do esporte bretão.

Seja o primeiro a comentar:

Nenhum comentário