Corinthians / Corinthiosidades / Corinthians e Pelé

O nosso querido Pelé, Rei do Futebol falecido no dia 29 de dezembro de 2022, judiou bastante do nosso Coringão.

O Corinthians foi o time que mais sofreu gol do Rei: 50 gols em 49 jogos.

Apesar disso, há quem diga que Pelé era corinthiano na infância, fato negado por ele.

Porém, ele mesmo escreveu, no prefácio do livro "Corinthians - o Time da Fiel", de Orlando Duarte, o seguinte:

"Quando garoto, em Bauru, todos os meus companheiros falavam em Palmeiras, Corinthians e São Paulo... Eu gostava do Corinthians - meu time de futebol de botão era o Corinthians, meus ídolos eram jogadores corintianos... quando fazia um gol de cabeça, gritava lembrando Baltazar... Meus clubes como profissional, Santos e Cosmos, amei com dedicação plena... A Seleção do Brasil guardo no meu coração... E o menino Edson, de Bauru, teve uns momentos de amores pelo Corinthians, e, por isso, saliento que, apesar de santista definitivo, nunca odiei o Corinthians.. Eu o considero um dos maiores clubes do Brasil."

Além do suposto time do coração, outra lenda que circula pelo mundo do futebol é a tal da "Maldição do Pelé".

Em 1958, antes de embarcar para a Copa do Mundo da Suécia, a Seleção Brasileira se despediu fazendo um amistoso contra o Corinthians. Em uma jogada mais dura de Ari Clemente, lateral esquerdo do Timão, Pelé se machucou, obrigando-o a ficar de fora dos primeiros jogos da Copa. Naquele momento, o Rei teria prometido que o Corinthians jamais voltaria a ser campeão enquanto ele jogasse. Pelé se despediu do futebol, jogando pelo Cosmos, no dia 1 de outubro de 1977. E o Corinthians só saíria do seu jejum de títulos exatos 12 dias depois, com o lendário gol de Basílio.

Se foi verdade ou não, nunca saberemos.

Outro fato ligando o Corinthians ao Rei do Futebol foi a placa dada por ele a Marcelinho em 1996, após o ídolo corinthiano marcar um golaço em cima do filho de Pelé, Edinho, no empate em 2 x 2 contra o Santos, na Vila Belmiro. A placa, entregue no domingo seguinte no programa Cartão Verde, continha os seguintes dizeres: "Marcelinho, parabéns pelo gol de placa feito no jogo Santos 2 x 2 Corinthians, na Vila Belmiro, em cima do meu filho Edinho. Com admiração. Edson = Pelé. Santos, 14 de fevereiro de 1996."

Deixe seu comentário:

1 comentário

RUY BRIENZA DE ALMEIDA 17.06.2025 - 04:12
Muito interessante pra um Corinthiano como eu saber. Faz todo sentido o Rei Pelé ter alguma afinidade com o Time do Povo,pois não há rei sem coroa e quem banca a Coroa é o povo! Parabéns pela matéria. Ruy Biúca.