Corinthians / Corinthiosidades / O Torino e a Camisa grená
No dia 4 de maio de 1949, a delegação do Torino, um dos maiores times da Itália, e do mundo, na época, sofreu um acidente aéreo, com um saldo de 31 mortes: toda a equipe técnica, jogadores e alguns jornalistas. Não houve sobreviventes.
Diversas homenagens ao redor do mundo foram feitas ao time italiano, que jogava com camisa grená.
O Corinthians foi um deles. No dia 8 de maio, o time entrou em campo vestindo camisa grená, para enfrentar a Portuguesa, no Pacaembu. A renda do jogo foi destinada para a família dos jogadores vitimados pela tragédia. Deu Corinthians, 2 x 0.
No ano anterior, o Corinthians tinha sido o único time brasileiro a vencer o Torino, em uma excursão do time italiano pelo Brasil: 2 x 1 para o Timão no dia 21 de julho, no estádio do Pacaembu.
Mas a relação entre os dois times começou muito tempo antes, em 1914. O Torino foi o primeiro adversário internacional do Timão. Em dois jogos, foram duas vitórias do time italiano, mas a segunda partida foi disputadíssima (vencida por 2 x 1). Ao final do jogo, o técnico do Torino, Vittorio Pozzo (futuro técnico bicampeão do Mundo com a Itália, em 1934 e 38) disse: "O Corinthians pode ir à Europa e enfrentar, sem receio, qualquer dos times de lá".
Ver "Jogos Históricos - Corinthians 0 x 3 Torino - O primeiro jogo internacional (1914)".
Em 2011, o Corinthians lançou uma terceira camisa na cor grená, para lembrar o lendário time do Torino e a homenagem do Timão, em 1949.
Em 2015, o Corinthians lançou uma nova camisa grená para torcedores e colecionadores, o que rendeu um agradecimento do Torino no site oficial.





Nenhum comentário